VOLTANDO E EXPLICANDO


Minha última postagem neste Blog foi em 02 de janeiro.  De lá para cá, ocupei todo o tempo com a RETROSPECTIVA 2017 cujo resumo vai constituir a atualização de Eu sou Assim.

A Retrospectiva que faço anualmente é uma atividade trabalhosa, mas útil para dar uma visão do que se fez durante o ano em vários aspectos. Ao analisar com detalhes essa Retrospectiva há certamente um aumento da autoestima pelo registro do tanto que se fez e que ficou esquecido.

Há todo um roteiro para a “construção” dessa Retrospectiva:

Coleta de dados - lendo uma por uma as 365 folhas do diário e complementando com registros da Agenda de Trabalho, vou rascunhando em itens separados, palavras ou frases como lembretes. No meu caso a coleta de dados para a Retrospectiva 2016 custou 25 horas de trabalho em 5 dias de 6 horas de trabalho diário (é cansativo e só dá para trabalhar de duas em duas horas). Não deve ser interrompido.
 Abordei os itens: Introdução – Auto Retrato  atual  - Saúde Física e Mental – Cuidados Pessoais – Trabalhos manuais – Atividades domésticas – Cinema  - Blog – O que Escrevi  - Leitura 9listadas 24 +jornais e revistas ) –Trabalho – Estudos – Informática – Eventos  (listados 41) – Relações Pessoais (listadas 1430 – Televisão – Eu e a Mídia – Meu Documentário – Glette  - Semi Novas – Finanças – Compras – Viagens – Deslocamentos – Mortes, doenças, separações e Nascimentos  Confraternizações – Filhos – Netos -  Despedida de 2017 (Natal e Ano Novo ) – Perspectivas e Planos.

Produção dos textos para cada item – é trabalho demorado, pode ser feito por partes em dias seguidos ou não. É trabalho pessoal, com detalhes ou não. Requer muita atenção, concentração e beira o emocional em alguns itens. Mas, cria expectativas o que faz com que a necessidade de terminar seja grande. Neste ano, levei seis dias para completar um texto final de 50 páginas. E com as anotações de programação musical assistida completou 80 páginas.  É trabalho pessoal, completando pastas do ano, mas não de divulgação.

Nesse apanhado anual é gratificante e surpreendente avaliar a atividade anual, a importância pessoal maior ou menor de cada item e ter liberdade de expressão para detalhar ou não, comentar ou simplesmente citar.

Se isso serviu para alguma coisa, uma mensagem:
 - Comecem a fazer o seu diário pessoal.  Ainda é janeiro e os dias que já passaram podem ser reconstruídos com memória ou anotações variadas.
  -  Mantenham uma agenda de trabalho atualizada.
Ao final do ano terão elementos para sua retrospectiva que vai ser uma surpresa em que o custo benefício compensa com uma amostra do que foi você  no ano. Garanto que vai gostar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUARESMEIRA OU MANACÁ DA SERRA?

EU E A USP

SETE ANOS